A associação de defesa do consumidor diz que os contribuintes estão a pagar pelo menos oito milhões de euros a mais de IMI. O alerta surgiu há quatro meses, mas o Governo não responde.
Corpo do artigo
A Deco acusa o Governo de ignorar as falhas que levam muitos portugueses a pagar mais do que deviam pelo IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis).
A associação de consumidores tem há 4 meses e meio um sítio na internet onde os contribuintes podem simular se está ou não correto o valor que pagam por este imposto.
As 328 mil simulações já feitas mostram que os pagamentos em excesso rondam, pelo menos, os oito milhões de euros, devido ao facto de as Finanças não actualizarem a idade e o valor de construção do imóvel para o cálculo deste imposto.
Em comunicado, a Deco diz que a situação é grave e, por isso, pediu em abril uma audiência à ministra das finanças para exigir atualizações automáticas.
O pedido não teve até ao momento qualquer resposta do Governo, o que leva a associação a falar em desrespeito pelos consumidores e a reclamar uma «rápida tomada de posição».
A Deco diz que o Ministério das Finanças «parece querer ignorar uma situação que penaliza os contribuintes em milhões de euros todos os anos».