
Sergio Moraes/Reuters
A Associação de Defesa dos Consumidores fala de práticas abusivas por parte das principais lojas que vendem equipamentos eletrónicos.
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A Associação de Defesa dos Consumidores (Deco) fez um estudo depois de receber 200 queixas desde o início do ano. Em causa, seguros extra vendidos quando se compra, por exemplo, um computador ou um telemóvel.
Todos os seguros vendidos pelas seis maiores lojas de equipamentos eletrónicos recebem nota negativa.
A jurista da Deco, Joana Parracho, explica que o problema é que as exclusões são tantas que é inútil comprar estes seguros que deviam servir para proteção nos casos de roubo, avarias ou danos acidentais.
A Deco diz ainda que "os consumidores estão a ser pressionados para contratar produtos desnecessários s e que desrespeitam a lei" através de "práticas comerciais desleais, publicidade enganosa e cláusulas abusivas".
A partir de amanhã, a Deco vai ter disponível uma linha telefónica para receber queixas sobre esta matéria. A linha é o 808 780 507.
A TSF procurou uma reação junto da Associação Portuguesa de Seguradores que não quis fazer qualquer comentário a esta notícia.
Por seu turno, a APED - Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição diz que não têm nada a dizer sobre o assunto.