As exportações de bens portugueses aumentaram 16,4 por cento de Março a Maio, o que levou a uma melhoria da défice da balança comercial em 9,4 milhões de euros.
Corpo do artigo
Segundo os dados do Instituto nacional de Estatística (INE), no trimestre terminado em Maio, as exportações subiram 16,8 por cento, acima do crescimento de 10,8 por cento de aumento das importações de bens.
Eestes dados resultam num «desagravamento do défice da balança comercial em 9,4 milhões de euros», sublinha o INE.
Já a taxa de cobertura das exportações pelas importações foi de 69,2 por cento, numa «melhoria de 3,4 pontos percentuais face à taxa registada no período homólogo do ano anterior», afirma o INE.
No total, entre Março e Maio, Portugal exportou 10,88 milhões de euros em bens e importou 15,72 milhões.
Os países da União Europeia (UE) continuam a ser os principais parceiros comerciais de Portugal.
As exportações intracomunitárias representaram, no mesmo período, 8,17 milhões de euros (mais 16,8 por cento do que em período homólogo) e as importações 11,26 milhões de euros (mais 4,9 por cento)
Quanto às trocas comerciais com países de fora da UE, as exportações cresceram 15,3 por cento em termos homólogos, para 2,70 milhões de euros, e as importações aumentaram uns expressivos 29,1 por cento, para 4,46 milhões de euros.
No comércio extracomunitário, «excluindo os combustíveis e lubrificantes, verifica-se que as exportações aumentaram 12,1 por cento e as importações 14,2 por cento em comparação com igual período do ano anterior», afirma o INE.