"Deputados vão votar às cegas." Governo recusa divulgar informações sobre os vistos gold
Associação Transparência e Integridade garante que os "deputados vão votar às cegas o fim dos vistos gold".
Corpo do artigo
A associação Transparência e Integridade garante que os deputados vão votar "às cegas" uma proposta do Bloco de Esquerda para acabar com os vistos gold.
Há quase um ano que a associação que representa, em Portugal, a ONG Transparência Internacional pede ao governo informação que devia ser de acesso público sobre a aplicação deste regime para estrangeiros que investem muito dinheiro em Portugal, quase sempre na compra de casas, mas as respostas têm sido claramente insuficientes ou mesmo inexistentes, obrigando a que escrevam, pela terceira vez, uma carta ao Ministro da Administração Interna.
TSF\audio\2019\01\noticias\10\_joao_paulo_batalha_1
A Transparência e Integridade teme que os vistos gold sejam uma porta de entrada em Portugal de corrupção e branqueamento de capitais.
Entre as informações que o Governo recusa divulgar estão, por exemplo, as regiões onde estão os estrangeiros com vistos gold, as empresas associadas e os mecanismos usados para garantir que o dinheiro tem uma origem lícita.
TSF\audio\2019\01\noticias\10\joao_paulo_batalha_2
Um relatório publicado em outubro pela Transparência Internacional alerta para os riscos de corrupção associados aos programas de vistos gold existentes na União Europeia, entre eles o português.
Desde abril de 2018 que a Transparência e Integridade pede informações de interesse público ao Ministério da Administração Interna que nunca respondeu à associação. A associação quer ainda saber quantos vistos foram negados ou cancelados, quantos postos de trabalho foram efetivamente criados ao abrigo do programa e que análises de riscos são realizados aos requerentes.
O Parlamento discute esta quinta-feira um projeto de lei do Bloco de Esquerda para extinguir o regime de vistos gold, programa que o primeiro-ministro anunciou que seria revisto.