Descida de IMI beneficiará «centenas de milhares» de proprietários, diz Sócrates

José Sócrates
Lusa
O primeiro-ministro disse, esta quinta-feira, que a descida do Imposto Municipal sobre Imóveis irá beneficiar «centenas de milhares» de proprietários e que o alargamento da isenção do pagamento deste imposto abrangerá 428 mil agregados.
Corpo do artigo
O primeiro-ministro afirmou, esta quinta-feira, no Parlamento, durante o debate do Estado da Nação, que a descida do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) irá beneficiar «centenas de milhares» de proprietários.
José Sócrates explicou que a descida da taxa máxima do IMI destinou-se a «corrigir exageros» e frisou que uma reforma mais profunda deste imposto «já se encontra em preparação».
O chefe do Governo adiantou que o alargamento do período de isenção do IMI após compra de prédio para habitação própria e permanente beneficiará 428 mil agregados.
Já a redução da taxa máxima de IMI de 0,8 para 0,7 por cento, no caso dos prédios não avaliados, e de 0,5 para 0,4 por cento, para prédios avaliados, beneficiará 1,7 milhões no primeiro caso e 400 mil proprietários no segundo caso.
«O efeito agregado destas medidas é o seguinte: em vez de aumentar 150 milhões de euros a receita das autarquias com o IMI, este imposto aumentará apenas 50 milhões de euros», sublinhou.
Por outras palavras, Sócrates disse que, mesmo travando «o aumento imoderado deste imposto, continua-se a garantir o aumento destas receitas para os municípios, baixando-se contudo de forma significativa o encargo de centenas de milhares de pessoas».