A estimativa provisória do Instituto Nacional de Estatística indica que em novembro havia 534,3 mil pessoas sem emprego em Portugal.
Corpo do artigo
O Instituto Nacional de Estatística (INE) reviu em baixa os valores de outubro para 10,6%, face à estimativa inicial de 10,8%.
A estimativa provisória da população desempregada em novembro foi de 534,3 mil pessoas e a da população empregada foi de 4,574 milhões de pessoas. Em novembro de 2015, a taxa de desemprego situou-se nos 12,3%.
São dados que deixam o ministro do Trabalho satisfeito. Vieira da Silva diz que o desemprego está a diminuir porque estão a ser criados novos empregos. "Uma combinação virtuosa", garante o governante, para quem os últimos dados revelam otimismo para o futuro.
Segundo o INE, a taxa de desemprego das mulheres (10,5%) foi superior à dos homens (10,4%) em 0,1 pontos percentuais face a outubro, tendo a primeira diminuído 0,1 pontos percentuais e a segunda 0,3 pontos percentuais.
A taxa de desemprego dos jovens situou-se em 28,4%, mais 0,6 pontos percentuais em relação ao mês precedente, enquanto a dos adultos foi de 9,1%, menos 0,2 pontos percentuais em relação a outubro.
De acordo com o instituto, a diminuição mensal da taxa de desemprego foi acompanhada por um decréscimo da população desempregada (de 1,2% ou o equivalente a 6,9 mil pessoas) e um aumento da população empregada (de 0,2% ou 8,1 mil pessoas).