O líder do PS considera que os jovens exigem medidas e não comissões para combater o desemprego, reiterando que o Executivo não está preparado para enfrentar as dificuldades.
Corpo do artigo
«O que os jovens portugueses exigem do Governo são medidas, não são comissões», afirmou António José Seguro, quando questionado sobre a nova Comissão Interministerial de Criação de Emprego e Formação Jovem, que irá ser coordenada pelo ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas.
Questionado se considera insuficiente o que o Governo está a fazer para combater o desemprego, o líder socialista lembrou que o desemprego jovem já atingiu os 35 por cento e salientou que um Executivo que ao fim de oito meses em funções vai criar «uma comissão para apresentar e estudar medidas» é «naturalmente um Governo que não estava preparado para enfrentar estas dificuldades».
A taxa de desemprego disparou no quarto trimestre para os 14 por cento, face aos 12,4 por cento observados no trimestre anterior, com o número de desempregados a ultrapassar os 770 mil, divulgou na quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).
De acordo com o INE, a taxa de desemprego aumentou assim, em termos trimestrais, 1,6 pontos percentuais. A taxa de desemprego média anual situou-se nos 12,7 por cento.