A Agência Federal do Trabalho anunciou que o desemprego na Alemanha voltou a descer em Junho, mês em que havia 2,893 milhões de pessoas sem trabalho, menos 67 mil que em Maio.
Corpo do artigo
A quota de desemprego desceu assim uma décima, para 6,9 por cento.
Quanto ao desemprego homólogo (comparação com igual mês do ano passado), há um ano a quota era de 7,5 por cento, e havia mais 255 mil pessoas desempregadas no maior país da União Europeia.
Na apresentação dos novos dados, o presidente da Agência Federal do Trabalho (BA), Frank-Jürgen Weise, atribuiu a evolução positiva no mercado de trabalho à boa conjuntura económica.
«A procura de força de trabalho continua a ser grande, e o número de trabalhadores inscritos na previdência social voltou a aumentar», constatou Weise.
Assim, entre Janeiro e Abril foram registados mais 680 mil trabalhadores a pagar contribuições à previdência social, e o total subiu para 28,2 milhões, cerca de 60 por cento dos quais a tempo inteiro.
Quanto ao número total de trabalhadores no activo, em maio tinha atingido os 40,88 milhões, mais 488 mil do que em igual mês do ano anterior.