Os detidos são acusados de difundir informações falsas sobre o sistema bancário da Bulgária e de incentivar os depositantes a levantar o dinheiro dos bancos.
Corpo do artigo
Três pessoas foram detidas, este domingo, sob a acusação de tentarem desestabilizar o sistema bancário da Bulgária, isto após o banco central búlgaro ter sido forçado a intervir para salvar a terceira maior instituição bancária do país.
Segundo a agência de notícia búlgara, já foram detidas seis pessoas no decurso de uma investigação criminal entretanto aberta para encontrar os responsáveis pela difusão de informações falsas sobre o sistema bancário da Bulgária.
Os detidos são também acusados de incentivar os depositantes a levantar o dinheiro dos bancos através da Internet e do envio de SMS onde se falava na possibilidade de bancarrota nos bancos do país.
Na última semana, o banco central búlgaro assumiu o controlo da terceira maior instituição bancária do país, que corria o risco de insolvência.
A autoridade bancária búlgara assegurou, entretanto, que este é um problema isolado e deu mesmo garantias de salvaguarda aos depósitos dos clientes.