Deutsche Bank é um dos bancos envolvidos em possíveis manipulações das Euribor (actual.)
A Comissão Europeia anunciou, esta quarta-feira, que está a investigar possíveis manipulações das taxas Euribor. Entretanto, a Reuters avançou que um dos bancos investigados é o Deutsche Bank.
Corpo do artigo
As investigações começaram sem aviso prévio. Em comunicado, o executivo comunitário não revela que instituições ou Estados-membros estão sob suspeita.
Contudo, a Reuters avançou, entretanto, que um dos bancos investigados é o alemão Deutsche Bank.
A Comissão Europeia investiga, em concreto, a maneira como 40 bancos europeus fixam todos os dias a taxa de juro europeia, que serve de referência para milhares de empréstimos e outros instrumentos de dívida.
O que se sabe, apesar de Bruxelas não adiantar pormenores, é que nesta investigação, que começou esta terça-feira, já foram apreendidos documentos em varias instituições financeiras, incluindo um grande banco francês.
Bruxelas sublinha que, por agora, existem apenas suspeitas de violação das regras anti-monopólio, que proíbem os cartéis e práticas comerciais restritivas.
A instituição liderada por Durão Barroso não esclarece, por exemplo, em que medida as possíveis práticas anti-concorrência afectaram a formação dos preços da Euribor nos diferentes prazos.
Para os operadores dos mercados, é evidente que algo não bate certo, porque os actuais níveis da Euribor, especialmente nos prazos mais longos, são pouco representativos de uma actividade real do mercado, destacando que os bancos apenas emprestam dinheiro uns aos outros por causa da desconfiança que se instalou à custa da crise financeira e da crise da dívida.
Esta investigação, que está agora no terreno e que é chefiada pela equipa da concorrência da Comissão Europeia, liderada por Joaquin Almunia, integra-se numa investigação mais vasta, que começou há um ano, movida por procuradores norte-americanos, japoneses e europeus.
No caso do Reino Unido, investiga-se uma possível manipulação da Libor, a taxa interbancária britânica.
Já as autoridades japonesas estão a investigar como é que a taxa de Tóquio, a Tibor, é fixada.
Notícia actualizada às 16:41.