A empresa que se assume como maior operador logístico do mundo inaugura esta terça-feira o novo complexo no Aeroporto Sá Carneiro e aguarda licenças para avançar também com a aposta no aeroporto Humberto Delgado. Não pondo de parte vir a investir em Alcochete
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Menos de um ano após anunciar a obra, a DHL Express inaugura esta terça-feira, o novo terminal da empresa no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, que representa um investimento de 25 milhões de euros.
Em entrevista à TSF, José Reis, diretor-geral da empresa em Portugal, adianta que este complexo vai permitir triplicar a capacidade e responder de forma mais rápida aos clientes, que já representam mais de 50% da atividade da empresa no norte do país.
O gestor considera que tem sido uma mais-valia para o negócio a instalação da empresa no Porto desde 2012, pelo crescente volume de carga, nas trocas comerciais entre Portugal e os restantes 220 países servidos pela rede global da DHL, mas o crescimento tornou inevitável a expansão.
Assim nasceu a ideia de alargar as atuais instalações para um terreno adjacente que permite à empresa ter agora uma área total de 18.135 metros quadrados, o que passa a permitir um aumento da capacidade de processamento na ordem dos 150% na importação, para 6000 peças/hora e em 300% na exportação, para 5000 peças/hora.
A nível de cais de carga, estas instalações permitem 125 posições de carga e descarga para veículos de distribuição e mais seis posições para carga e descarga de veículos pesados.
O projeto tem ainda preocupações ao nível da sustentabilidade e foi redesenhado tendo em conta todas as dimensões das novas regras europeias de ESG, com sistemas de eficácia na gestão de energia, maximização de iluminação e ventilação naturais e instalação de painéis fotovoltaicos.
A empresa quer continuar a política de novas contratações em Portugal até pelo aumento em 200% das áreas sociais e administrativas e permitir melhores condições de trabalho para os atuais 200 colaboradores.
A par desta expansão no Porto, a DHL Express Portugal, pretende também avançar rapidamente com a construção do terminal de carga expresso no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.
Este projeto, que prevê um investimento que ultrapassa os 50 milhões de euros e irá permitir também melhorar as condições operacionais na área metropolitana da capital portuguesa, aumentando a capacidade de oferta, mas, neste momento, aguarda por licenças municipais há mais de oito anos.
O responsável pela DHL Portugal admite vir a apostar no futuro aeroporto de Alcochete, esperando diálogo do estado com operadores, para se encontrar a melhor solução nos corredores de acesso, não descartando a hipótese de uma terceira travessia do Tejo, ou ferrovia para carga.
