Dívida: Juros de Portugal descem a 2 e 5 anos, mas em Espanha estão pressionados em todos os prazos
Os juros da dívida de Portugal estão hoje descer a dez anos e a subir a dois e cinco anos, respetivamente, mas na Espanha seguem pressionados em todos as maturidades.
Corpo do artigo
Os investidores estão atentos à reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro e à intervenção no Parlamento Europeu do presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, embora possam "não surgir" novidades a acrescentar às feitas na semana passada no que respeita a mais estímulos económicos, segundo analistas citados pela agência financeira Bloomberg.
No entanto, do encontro entre os ministros das Finanças da área do euro em que se abordará a situação de Espanha, Grécia e do Chipre, apenas se esperam algumas decisões relativamente à ajuda à banca espanhola.
Às 09:30, os juros da dívida portuguesa a dois anos subiam para os 7,662 por cento, a cinco anos avançavam para os 9,724 por cento, mas 10 anos caíam para os 10,185 por cento.
Na sexta-feira, os juros exigidos pelos investidores estavam a ser negociados à mesma hora nos 7,496 por cento, a cinco anos nos 9,710 por cento e a dez anos nos 10,210 por cento.
Na Espanha, os juros subiam em todas as maturidades no mercado secundário situando-se acima dos 7 por cento na maturidade dos dez anos (6,954 por cento na sexta-feira).
Por sua vez, na Itália, estavam igualmente pressionados em todas as maturidades.