Banif ajudou dívida pública a atingir 231,1 mil milhões de euros no final de dezembro.
Corpo do artigo
O valor total da dívida pública cresceu 5,3 mil milhões de euros em 2015 na comparação com o ano anterior. O valor foi divulgado pelo Banco de Portugal, que revela que no final do ano a dívida estava nos 231 mil milhões de euros.
De novembro para dezembro, a dívida caiu 200 milhões de euros, apesar da operação do Banif, porque o Estado recorreu a dinheiro em caixa para financiar os 2,3 mil milhões que teve de desembolsar no âmbito da resolução do banco.
O regulador avança que esta variação reflete, por um lado, uma diminuição de empréstimos no valor de 1,6 mil milhões de euros e, por outro, a emissão líquida positiva de títulos (1,4 mil milhões de euros), nomeadamente de longo prazo.
Na dívida pública líquida de depósitos da administração central o efeito foi o inverso, com um aumento de 4,1 mil milhões de euros para 217,7 mil milhões de euros, o que representa o valor mais elevado de sempre.
O valor da dívida em percentagem do Produto Interno Bruto não é ainda conhecido porque o valor do PIB só será revelado pelo INE em março. Usando, no entanto, a última estimativa conhecida, publicada em setembro pelo INE, a dívida representa 129,7% do PIB (mais um ponto percentual do que o valor previsto no esboço do Orçamento do Estado).