A primeira prioridade da DoctorGummy é iniciar a exportação para a União Europeia.
Corpo do artigo
A DoctorGummy continua a apostar nas guloseimas saudáveis e sem açúcar e produtos farmacêuticos saborosos e atrativos para as crianças e lançou, em novembro, uma novidade: as gomas multivitamínicas.
Ainda em 2017 foi também feito um acordo de distribuição para o canal supermercados e hipermercados, outra vitória desta startup do setor alimentar focada em trazer para o mercado alternativas mais saudáveis direcionadas para as crianças.
"O ano de 2017 foi de muitos desafios mas conseguimos ultrapassar os 500 pontos de venda com produtos DoctorGummy juntamente com os nossos parceiros. O número de unidades vendidas ultrapassou as 250 mil", afirma Sérgio Silvestre, o CEO da empresa finalista dos Prémios Inovação NOS do ano passado.
A marca começou a ser comercializada no final de agosto de 2016 "e a aceitação tem sido muito positiva", sublinha o CEO, sem adiantar valores de volume de negócios.
Atualmente, a DoctorGummy está presente nos canais farmácia e através do e-commerce vende também para a União Europeia.
Os produtos da DoctorGummy são, além de saudáveis e sem açúcar, nutracêuticos (junção de nutriente e farmacêutico), ou seja, proporcionam benefícios à saúde, como a prevenção e o tratamento de doenças. Ou seja, esta startup quer também tornar os remédios mais agradáveis de tomar com a mesma fórmula dos doces.
Açúcar, corantes, conservantes e aromatizantes artificiais são banidos das fórmulas desenvolvidas por esta startup, que também eliminou a lactose e o glúten, substituindo tudo isto por algo mais saudável, ao introduzir até 20 vezes mais fruta nas gomas da marca.
A fórmula é uma inovação mundial, daí que um dos primeiros passos tenha sido o registo de patente em Portugal, na Europa e nos EUA, inicialmente avaliada, no início de 2015, em um milhão de euros.
Em termos de projetos futuros, a primeira prioridade desta startup passa por iniciar a exportação para vários mercados da União Europeia. "Participámos na primeira feira internacional, em outubro de 2017 (a Anuga, em Colónia), da qual resultaram bons contactos e expectativas", afirma Sérgio Silvestre.
"Pretendemos igualmente continuar a lançar novos produtos, sempre com o posicionamento mais saudável da DoctorGummy: guloseimas e nutracêuticos sem açúcar, sem glúten, sem lactose, com aromas e cores naturais e direcionados a crianças dos 4 aos 14 anos (e respetivos pais, famílias e amigos)", diz o CEO.
A ideia foi submetida aos investidores do Shark Tank, onde conseguiu o investimento de três "tubarões". Entretanto, Nuno Santos - o fundador - recomprou o capital dos investidores.
A fórmula desenvolvida pelo engenheiro químico de 30 anos, entre 2008 e 2014, visava criar alternativas menos perniciosas para a administração de medicamentos a crianças e idosos. Simultaneamente, como a startup nasceu numa instituição particular de solidariedade social do Porto - Associação Monte Pedral - um dos objetivos da DoctorGummy é investir parte dos lucros noutros projetos de empreendedorismo social.
Simultaneamente, como a startup nasceu numa instituição particular de solidariedade social do Porto - Associação Monte Pedral - um dos objetivos da DoctorGummy é investir parte dos lucros noutros projetos de empreendedorismo social.