Corpo do artigo
Se está a pensar vender a sua casa, saiba que há documentos obrigatórios que vai ter de ter consigo, decida ou não entregar o processo a uma imobiliária.
Além da sua identificação, vai precisar da identificação da casa, a Certidão Permanente de Registo Predial, que é emitida pela conservatória do registo predial. Pode fazer o pedido online com um custo de 15 euros. O documento tem validade de 6 meses. Também terá de ter consigo a Caderneta Predial, com a situação fiscal e matricial do imóvel. Pode fazer o pedido numa repartição de finanças ou no portal da autoridade tributária. Tem um prazo de validade de um ano.
Para vender a casa também terá de ter a Licença de Utilização, que é emitida pela autarquia da área onde está o imóvel. É este documento que atesta que o imóvel é para fim habitacional ou não habitacional, um pormenor importante no caso de o comprador necessitar de financiamento.
A planta do imóvel é fundamental para dar ao comprador toda a informação necessária sobre a casa. Este documento pode ser consultado junto da Câmara Municipal da área onde se localiza o imóvel Depois, terá de ter o Certificado Energético, que é emitido por um técnico autorizado pela Agência para a energia (ADENE). O valor vai variar entre os 30 e os 70 euros, mais IVA, dependendo do número de assoalhadas. Não se esqueça que vai ter de pagar honorários ao técnico. Se a sua casa é posterior a 2004, também vai ter de ter a Ficha Técnica da Habitação.