Esta medida, que abrange o Banco de Chipre e o Banco Popular de Chipre, foi conhecida no dia em que o Eurogrupo se vai reunir para discutir a questão cipriota, reunião já adiada por duas horas.
Corpo do artigo
O banco central de Chipre limitou os levantamentos a cem euros por dia nas caixas automáticas dos dois maiores bancos do país para evitar uma corrida aos bancos.
Citado pela agência Reuters, o porta-voz do segundo maior banco cipriota explicou que esta medida entrou em vigor às 13:00 deste domingo (11:00 em Lisboa).
De acordo com o porta-voz do Banco Popular de Chipre, esta medida mantém-se em vigor até que os bancos abram, em princípio na terça-feira, ou então até à confirmação da continuação do fundo de emergência europeu do BCE.
Para além deste banco, um oficial governamental, a coberto do anonimato, confirmou que esta medida incluiria também o Banco de Chipre.
Entretanto, a reunião do Eurogrupo prevista para este domingo foi adiada duas horas para as 19:00 (hora de Lisboa), uma vez que as conversações com as autoridades cipriotas que acontecem antes do encontro dos ministros das Finanças da Zona Euro duraram para além do esperado.