Primeiro, estabeleça um orçamento e as suas preferências por ordem de importância. Depois, pode começar por procurar em sites fidedignos, sendo que muitos stands também anunciam ofertas online.
Corpo do artigo
Se está a pensar comprar um carro usado, convém ter alguns aspetos em atenção, já que muitas vezes, como diz o ditado, “o barato sai caro”.
Primeiro, estabeleça um orçamento e as suas preferências por ordem de importância. Depois, pode começar por procurar em sites fidedignos, sendo que muitos stands também anunciam ofertas online. Se optar por comprar a um particular, é provável o preço seja mais baixo, mas vai ter de pagar o valor à cabeça, enquanto que num stand geralmente há a possibilidade de fracionar o valor e pagar a prestações. Para além disto, o stand oferece garantia, o que não acontece quando o negócio é particular.
Depois, é importante ver o carro e verificar tanto a parte mecânica como a carroçaria. Se possível, leve consigo um mecânico. Depois, analise a documentação: peça o Documento Único Automóvel ou o registo de propriedade e o livrete para confirmar o proprietário do carro. Não se esqueça de verificar a ficha de inspeção, para perceber se existe alguma anomalia. Verifique também se o imposto único de circulação (IUC) está em dia.
Se quer certificar-se que não há penhoras sobre o carro, pode pedir a certidão permanente do veículo através do portal da Autoridade Tributária. E não se esqueça de fazer um seguro para o mesmo dia em que compra ao carro, para poder circular.