
Mario Draghi
Eric Vidal/Reuters
O presidente do Banco Central Europeu está preocupado com o baixo nível da inflação e com o ritmo da recuperação económica na zona euro. Aos eurodeputados, Mario Draghi passou a mensagem de que em dezembro o BCE vai atuar.
Corpo do artigo
O baixo nível da taxa de inflação é a principal preocupação de Mario Draghi. O presidente do BCE diz que os sinais de uma recuperação sustentada na inflação enfraqueceram. Por isso, se o Banco Central Europeu concluir que o objetivo de estabilidade nos preços está em risco, irá atuar utilizando todos os instrumentos disponíveis para assegurar que um nível apropriado da política monetária.
Draghi lembrou que, apesar dos esforços nos últimos meses, a dinâmica da inflação enfraqueceu e a normalização sustentada pode demorar mais do que o previsto.
Falando no Parlamento Europeu, no Comité de Assuntos Económico e Monetários, Mario Draghi mostrou-se ainda preocupado com os riscos negativos que o crescimento económico global e comércio enfrentam.
Draghi fala em riscos claramente visíveis já que a recuperação na zona euro está a progredir de forma moderada. Perante este cenário, o responsável do BCE deu sinais de que na próxima reunião, em dezembro, poderá avançar com mais medidas de estímulo à economia europeia. Em cima da mesa vão estar - tudo indica - o reforço do programa de compra de ativos e uma nova descida da taxa dos depósitos.