Draghi diz que houve resistência encorajante dos mercados europeus após Brexit
O Banco Central Europeu (BCE) anunciou que deixou a sua taxa de juro diretora inalterada em 0%, um mínimo histórico que mantém desde março.
Corpo do artigo
O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, considerou esta quinta-feira que os mercados financeiros manifestaram uma "resistência encorajante" após o voto britânico a favor da saída da União Europeia (Brexit).
"Após o referendo no Reino Unido, os mercados financeiros da zona euro ultrapassaram a incerteza e a volatilidade com uma resistência encorajante", disse Draghi em conferência de imprensa, após a reunião do BCE.
Draghi disse que ainda é cedo para que o BCE tire conclusões do 'Brexit', nomeadamente a nível da política monetária, numa altura em que os analistas especulam sobre a possibilidade de novas medidas de estímulo a partir de setembro.
"Concluímos que ainda não temos informações para tomar uma decisão", declarou o presidente do BCE. "Estaremos em melhor posição para, nos próximos meses, reanalisar" a política monetária, quando estiverem disponíveis as novas previsões económicas do BCE.
Em comunicado, o BCE anunciou que deixou a sua taxa de juro diretora inalterada em 0%.
A instituição monetária de Frankfurt também indicou que a taxa de juro aplicável à facilidade permanente de cedência de liquidez se mantém em 0,25% e a taxa de depósitos fica inalterada em -0,40%.