O presidente da Comissão Europeia disse, este domingo, que nenhum Estado-membro da Zona Euro vai abandonar a moeda única, numa entrevista à cadeia de televisão CNN.
Corpo do artigo
«O problema não é tanto o euro enquanto divisa, o problema é, temos que admitir - e nós não estamos complacentes sobre isso - as diferentes posições fiscais e os diferentes níveis de competitividade entre alguns membros da união monetária», disse Durão Barroso.
Questionado, durante a entrevista, se nenhum país vai abandonar o euro, Barroso respondeu: «Exactamente».
Os mercados financeiros globais receiam o incumprimento grego ou a reestruturação da dívida do país - que só tem verbas até Outubro -, que terá, como uma possível consequência, o abandono da Grécia da zona euro.
O presidente da Comissão disse ainda acreditar que o reforço da integração entre os Estados-membros vai tornar a União Europeia mais forte, na próxima década.
«Estamos a avançar, em termos de integração. Na Europa, ninguém está a discutir a direcção futura, só quão rápida e até que ponto é que essa integração pode ir. E já tomámos medidas muito importantes nessa direcção», afirmou.