
Orlando Almeida/Global Imagens
Economista e ex-ministro do PS, Daniel Bessa critica o aumento da dívida, as cativações e a reposição de rendimentos. Diz que parte do dinheiro que é dado à função pública deveria ir para a floresta.
Corpo do artigo
Otimista ou conservador. Realista ou eleitoralista. Os adjetivos dependem sempre do ângulo de abordagem e de quem analisa mais um Orçamento do Estado. Mário Centeno promete alívio fiscal, aumentos de pensões e uma das maiores reduções de dívida pública dos últimos anos. O país vai continuar a crescer em 2018, mas menos. Daniel Bessa diz que com números destes levaria o défice a zeros. Economista de formação, é professor na Porto Business School. Foi ministro da Economia do Governo de António Guterres e é uma das vozes mais independentes e mais respeitadas do país em matérias económicas.
O PSD está em campanha para a liderança do partido. O senhor já elogiou publicamente Rui Rio. Acha que ele tem hipótese de ganhar a António Costa, em 2019? As sondagens recentes têm-no dado próximo de uma maioria absoluta...
Vai ser muito, muito difícil. Acho que sobre isso... Rui Rio será o primeiro a sabê-lo.
Acha que será muito difícil Rio ganhar a António Costa?
Sim. Ninguém se vai apresentar a eleições e dizer "eu vou perder" ou "estou aqui para ser número dois de António Costa". Para isso já há a Catarina Martins,... para não dizer Jerónimo Sousa.
Admitia voltar à vida política pela mão de Rui Rio?
Não! Eu tenho é de ter juízo. Já qualifiquei esta minha intervenção como um bocadinho diletante. Eu gosto, não faço mal a ninguém, divirto-me, vou dizendo aquilo em que acredito, não foi sempre a mesma coisa ao longo de toda a vida....
Não se divertiu na política?
Sabe, não. A minha vida política teve duas fases: os três anos em que acompanhei o engenheiro Guterres aí pelo país e a dizer não muito bem do lado do Prof. Cavaco Silva para ver se ganhávamos as eleições, e aí diverti-me bastante, porque tratava-se sobretudo de falar. E depois foram aqueles cinco meses de Governo que foram realmente maus, nunca aprendi tanto, nunca levei tanta pancada na minha vida. Agora dizer que me diverti, não me diverti grande coisa.
A entrevista a Daniel Bessa vai para o ar este sábado, às 13h, na TSF. É também publicada na edição em papel do Dinheiro Vivo deste sábado, que sai com o Diário de Notícias e com o Jornal de Notícias.