No habitual comentário na TSF, Manuela Ferreira Leite defende que os vencimentos em setores como o têxtil e o calçado têm de ser mais elevados para que o país possa continuar a crescer.
Corpo do artigo
Manuela Ferreira Leite defende o aumento de salários nos principais setores exportadores do país. A antiga líder social-democrata considera que só vencimentos mais altos vão conseguir atrair profissionais para estas áreas.
No comentário semanal na TSF, Ferreira Leite refere um estudo recente que revela a grande falta de profissionais qualificados nos setores exportadores em Portugal, em particular, têxtil, calçado, indústria automóvel e turismo. A comentadora acredita que, "se algo não for feito, retirará uma parte de potencial crescimento de áreas que têm tido um contributo tão positivo para as exportações".
Manuela Ferreira Leite lembra que em setores como o têxtil é difícil contratar e aponta dois motivos - a falta de formação que permita uma atualização dos profissionais e o facto de ser um setor com vencimentos muito baixos.
Apesar de concordar com os apoios sociais aos desempregados, a antiga líder social-democrata considera que, "se os salários nestes setores são muito baixos, faz com que não valha a pena alterar a situação de desemprego para outra em que se perdem todos os benefícios".
Ferreira Leite lembra que estes setores são "alicerces fundamentais para o nosso crescimento" e é preciso alterar esta realidade.
"Já existem pobres que trabalham. Os salários não são suficientemente elevados para que valha a pena [aos desempregados] trabalhar", defende.
TSF\audio\2018\03\noticias\19\opiniao_manuela_ferreira_leite