O ritmo de crescimento económico da Alemanha vai provavelmente abrandar a partir de meio do ano, disse hoje o ministério das Finanças alemão no seu relatório mensal.
Corpo do artigo
Após a subida do Produto Interno Bruto (PIB) alemão em 1,5 por cento no primeiro trimestre face ao último de 2010, o crescimento económico «pode abrandar no resto do ano» disseram hoje as Finanças alemãs no seu relatório mensal, citado pela agência de informação financeira Bloomberg.
Apesar disso, a confiança das empresas «permanece num nível elevado» e o desemprego, que no ultimo mês se fixou no nível mais baixo em 19 anos, continuará a beneficiar do crescimento procura interna.
De acordo com o Fundo Monetário Internacional, a economia alemã deverá crescer mais de três por cento este ano uma vez que apresenta uma recuperação «robusta», disse a instituição a 17 de maio.
Já o ministério da Economia alemão prevê um crescimento de 2,6 por cento este ano.
Em Abril, o índice de confiança do clima de negócios na Alemanha (ifo) caiu pelo segundo mês consecutivo, reflectindo a preocupação com os preços da energia, apesar de o sentimento dos empresários alemães continuar em níveis historicamente altos.