Economia cresceu 1,4% em 2016. Último trimestre foi o melhor desde final de 2013
O PIB de Portugal cresceu 1,4% no ano passado, menos duas décimas do que no ano anterior, embora o último trimestre de 2016 traga boas notícias.
Corpo do artigo
A economia cresceu 1,9% de setembro a dezembro, em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com os dados divulgados pelo INE. É preciso recuar a 2013, ao último trimestre desse ano, para encontrar uma variação homóloga tão positiva, precisamente com o mesmo valor, 1,9%.
A procura interna contribuiu mais para o PIB neste trimestre com a recuperação do investimento e um crescimento mais intenso do consumo privado. A relação entre o que Portugal comprou e vendeu a outros países foi negativa.
Em comparação com o terceiro trimestre, a economia cresceu 0,6%.
O INE destaca a redução do investimento e uma evolução mais tímida do consumo privado. A relação entre importações e exportações continuou negativa, mas muito menor do que em 2015.
Ricardo Paes Mamede considera que estes dados confirmam a tendência ascendente da economia portuguesa. Depois da instabilidade por causa do Banif, no final de 2015, e das negociações tensas com a Comissão Europeia no início de 2016, o economista do ISCTE entende que houve finalmente condições para uma recuperação do investimento e da procura.
Borges Assunção, economista da Universidade Católica, recomenda cautela na leitura destes números. O economista considera o crescimento do último trimestre positivo, mas diz que é preciso perceber melhor a variação ao longo de todo o ano.