
Direitos Reservados
O Eurostat divulgou também hoje que a economia portuguesa voltou a contrair no terceiro trimestre com o PIB a cair 0,8% em relação aos três meses anteriores.
Corpo do artigo
Tal como divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE) na quarta-feira, o Eurostat confirmou hoje que em Portugal a economia contraiu pelo oitavo trimestre consecutivo.
O produto Interno Bruto (PIB) português voltou a cair 0,8% em relação aos três meses anteriores e recuou 3,4% face ao período homólogo.
Portugal registou a maior queda entre os Estados-membros, enquanto os maiores crescimentos pertenceram à Letónia e à Estónia (1,7% em ambos os países).
Quanto à zona euro, a economia voltou a contrair no terceiro trimestre deste ano, com o PIB a cair 0,1% em relação aos três meses anteriores. Já no conjunto da União Europeia, o PIB aumentou 0,1% no mesmo período.
No segundo trimestre deste ano, as economias da zona euro e da União Europeia (UE) haviam registado quedas de 0,2%. Na comparação com o terceiro trimestre de 2011, o PIB recuou 0,6% na zona euro e 0,4% na UE.