
União Europeia
Direitos Reservados
De acordo com o Eurostat, o PIB da Zona Euro cresce 0,2 por cento em relação aos três meses anteriores em cadeia, mas cai 0,2 por cento em relação ao último trimestre.
Corpo do artigo
A economia europeia está estagnada quer na Zona Euro quer na União Europeia, revelam dados divulgados esta terça-feira pelo Eurostat.
Segundo o gabinete de estatísticas da União Europeia, o PIB da Zona Euro cresce 0,2 por cento face aos três meses anteriores em cadeia, cai 0,2 por cento em relação ao trimestre anterior e sobe 1,4 por cento se comparado com o mesmo período de 2010.
Este organismo confirmou ainda os dados avançados pelo INE na segunda-feira em relação à queda de 1,7 por cento do PIB português no terceiro trimestre de 2011.
O Eurostat revelou ainda que Grécia e Chipre foram os outros dois países europeus que tiveram crescimento negativo no terceiro trimestre do ano.
Dados provisórios apontam para um recuo no Produto Interno Bruto grego de 5,2 por cento, ao passo que em Chipre o PIB recuou 0,6 por cento.
De acordo com o Eurostat, Estónia, com um crescimento de quase oito por cento, e a Lituânia, com um crescimento ecónomico de 7,2 por cento, são os países que mais crescem na UE.
Já a Alemanha regista um crescimento do PIB de 2,5 por cento, menor que nos últimos trimestres, ao passo que a França repete o crescimento de 1,6 por cento do último trimestre, situação idêntica à da Espanha, que repete o crescimento de 0,8 por cento.