Mais importante do que a primeira ida ao mercado da Grécia desde que pediu ajuda externa, é o «pacote de reformas que será finalizado nas próximas semanas, diz um economista da Universidade de Atenas.
Corpo do artigo
O economista grego George Pagolatos considera que o primeiro leilão de dívida de curto prazo feito pela Grécia desde que o país pediu ajuda há dois anos teve bons resultados, contudo, mais importante é o pacote de reformas que será finalizado em breve.
Comentando este leilão onde a Grécia vendeu mais de quatro mil milhões de euros em bilhetes do tesouro a três meses com um juro em alta de 4,43 por cento, este professor da Universidade de Atenas diz que esta verba permite pagar despesas.
«Estas são necessidades de financiamento corrente. O que é mais importante é o pacote de reformas que será finalizado nas próximas semanas», adiantou, em declarações à TSF.
George Pagolatos entende que «vai ser muito difícil» aplicar estas novas medidas e sublinhou que as «reformas estruturais são importantes para a Grécia ganhar competitividade».
«Mas este pacote de austeridade vai ser muito duro, muito doloroso para uma economia que tem 23 por cento de desemprego e vai a caminho do quinto ano de recessão», concluiu.