Um estudo realizado pela DECO detetou falhas nos contadores. A EDP admite o erro em 30 mil casos. A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos avançou com proposta de compensação para clientes lesados.
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A EDP admitiu à TSF dois erros nos contadores com tarifa bi-horária. Falhas que, segundo a empresa, afectaram 30 mil contadores.
A estimativa da DECO é, no entanto, diferente e aponta para cerca de 250 mil clientes prejudicados e que pagaram mais do que deviam, porque a hora ou a data dos contadores estavam errados.
A associação de defesa do consumidor fez um estudo em março e abril, depois de ter recebido dezenas de reclamações de clientes com tarifa bi e tri-horária. A análise aos contadores mostrou desfasamentos na hora, que em dois casos, chegaram a uma diferença de duas horas em relação ao tempo real.
A DECO calcula que a EDP tenha cobrado indevidamente mais de 3 milhões de euros e exige agora que os clientes sejam indemnizados e os contadores corrigidos.
A EDP garante que isso já está a acontecer, mas a DECO suspeita que o problema pode afectar ainda mais clientes. Por isso, pede também uma auditoria independente aos contadores, que seria feita pela Entidade Reguladora do Sector Energético(ERSE).
Entretanto, a ERSE fez saber que já avançou com uma proposta para compensar os clientes da EDP que foram afectados por anomalias nos contadores. Em comunicado, a entidade indica que sugeriu também ao conselho tarifário que sejam estabelecidas novas regras para a correção e prevenção dos problemas.
À TSF, a EDP garantiu que se a ERSE der indicação para a empresa indemnizar os clientes afectados, isso será feito.