Os dados do anos, até Setembro mostram que a EDP Renováveis aumentou a produção de energia limpa em 20%
Corpo do artigo
Nos primeiros nove meses deste ano face ao mesmo período de 2015 foram produzidos um total de 18,1 terawatt hora (TWh), segundo os dados operacionais hoje libertados pela empresa.
No relatório de produção e capacidade dos primeiros nove meses do ano, enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a EDP Renováveis (EDPR) explicou que "o aumento da produção beneficia das adições de capacidade nos últimos 12 meses assim como do fator de utilização superior (29% contra 28% nos primeiros nove meses de 2015)".
Entre janeiro e setembro, as operações da EDPR na Europa e na América do Norte geraram 48% e 50% do total da produção, respectivamente.
Na Europa, a geração aumentou 19% face ao período homólogo de 2015 para 8,6 TWh, dada a consolidação da ENEOP (+1,0 TWh face aos primeiros nove meses de 2015) e o aumento de 7% da produção em Espanha como resultado do maior recurso eólico. No resto da Europa a geração manteve-se estável face a igual período do ano passado.
Na América do Norte, a geração da EDPR aumentou em 18%, totalizando 9,0 TWh, "espelhando o efeito positivo das adições de capacidade e o superior recurso eólico no primeiro trimestre de 2016 face aos primeiros três meses de 2015", informou a energética.
Já no Brasil, a produção aumentou para 440 GWh dada a maior capacidade em operação e o superior recurso eólico.
Nos primeiros nove meses, a EDPR atingiu um fator de utilização de 29%, "refletindo os benefícios de uma carteira de ativos equilibrada pelas diferentes geografias e a qualidade intrínseca dos parques da EDPR dado o distinto 'know-how' na avaliação do potencial eólico", sublinhou.
Em setembro, a EDPR geria um portefólio de 9,7 GW em 10 países, dos quais 5,1 GW na Europa (2,4 GW em Espanha, 1,5 GW no RdE e 1,3 GW em Portugal), 4,4 GW na América do Norte e os restantes 0,2 GW no Brasil.