Chama-se QC180 e é apenas o primeiro de novos lançamentos previstos até 2025. Tem capacidade de 180 kw, mas até final do ano haverá um novo de 400 kw e até ao próximo ano está prevista uma nova unidade central de maior potência com interface que permita distribuir megawatts.
Corpo do artigo
A Efacec lança, esta terça-feira, um carregador de veículos elétricos ultrarrápido que batizou de QC180, por fornecer potencia de 180 kw. Esta é apenas a primeira de várias soluções que esta empresa portuguesa vai lançar ao longo de dois anos e que resultam do dinamismo da empresa nesta área de produção e desenvolvimento de tecnologia inovadora de mobilidade elétrica, que Nuno Silva, CTO da EFACEC, diz ser uma área prioritária no roadmap tecnológico da empresa.
Do design às funcionalidades técnicas, este carregador permite carregar o veículo de forma rápida, quer singular, quer ao nível de frotas, já com protótipo testado e certificação recebida esta semana.
Com este novo produto a empresa quer explorar parcerias que já tem e conquistar novos mercados, alimentando expectativas face às manifestações de interesse que tem recebido, quer em Portugal, quer no estrangeiro.
O foco de expansão está virado para destinos europeus como, Espanha, França, Reino Unido Alemanha, ou países nórdicos. Numa segunda fase, Roménia, Polónia, Hungria e Chéquia e também explorar mercados do golfo pérsico, onde já tem parceiros interessados nos Emirados Árabes Unidos, como o Qatar, mas também no Kuwait.
Nuno Silva, CTO da EFACEC, garante que este é o momento de lançamento de um produto distintivo, com factores diferenciadores, até porque a empresa reúne agora condições de responder à produção, de acordo com as encomendas.
Esta é uma área incluída no dominio da I&D em que a companhia tem mais de 10% das receitas anuais, mas neste projeto em concreto até aumentou para 18% o valor de investimento nos últimos três a quatro anos. Ao todo, o valor global ronda os cinco milhões de euros.
A empresa adianta ainda que este é apenas o primeiro de um leque de novos produtos que serão apresentados até ao próximo ano. Já está disponível para encomendas e é uma solução all-in-one de carregamento de alta potência (high power charging) assente nos princípios modulares da Efacec (Modular Systems), desenvolvida com foco total na garantia de disponibilidade ao cliente através da incorporação de um sistema de monitorização ativa e upgrade remoto, viabilizando uma operação mais eficiente e fiável.
Mais potente, mais compacto, mais sustentável e com um novo design, o novo carregador integra a tecnologia Plug and Charge, possibilita uma carga simultânea de 180kW que disponibiliza até 350A (dry cable) e inclui ligação remota independente para manutenção e gestão de ativos, bem como um terminal de pagamento com cartão de crédito.
Pode ainda ser integrado com o Load Management System (LMS) da Efacec, ferramenta que permite aos operadores gerir as potências das estações no local das instalações e adicionalmente, oferece mais suporte ao cliente e à operação da rede, otimizando a manutenção da base instalada, indo também ao encontro das necessidades do utilizador final, em termos de potência, disponibilidade de carga e simplicidade na gestão (manuseamento) de cabos.
Mais de 140 colaboradores estiveram envolvidos no desenvolvimento deste novo produto que vem ampliar a atual gama de soluções de mobilidade elétrica neste segmento, que já inclui o QC60, QC90 e QC120, alavancando a expansão da atividade em mercados europeus e contribuindo tanto para a descarbonização, eletrificação e maior circularidade.
Com outro tipo de carregadores a empresa já fornece mercados internacionais, exemplo do recente contrato ganho no estado norte-americano do Utah, em que a Efacec fornece mais de 100 carregadores elétricos para abranger quase 30 mil utilizadores.
Um projeto que fortalece a presença da empresa no mercado dos Estados Unidos da América, pela celebração de uma parceria com a eV Power Exchange Corp. (eV Power), cliente sediado em Salt Lake City, para o fornecimento e instalação de 132 carregadores elétricos QC45 no Estado de Utah, na zona oeste do território norte-americano.
Com 20 carregadores já instalados e outros 50 planeados até ao final do segundo trimestre de 2024, em locais de elevado tráfego em Salt Lake City e arredores, a rede será uma das maiores do estado de Utah até final de ano. Cada posto inclui quatro carregadores QC45, permitindo assim o carregamento de quatro veículos em simultâneo, um destes destinado a condutores com mobilidade reduzida.
Tem ainda em perspetiva eventuais parcerias também no Canadá com este tipo de solução de carga QC45, que se caracteriza pela sua capacidade de carregamento rápido de até 80% em menos de 30 minutos e pela sua elevada fiabilidade.
