Um grupo de empresários norte-americanos vai deslocar-se à ilha Terceira, nos Açores, onde está instalada a Base das Lajes, para identificar «oportunidades de investimento», adiantou à Lusa o presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
Corpo do artigo
Segundo Roberto Monteiro, o interesse dos empresários norte-americanos na ilha Terceira resulta do trabalho desenvolvido pelo presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, durante uma viagem aos EUA, no qual manteve contactos com políticos federais e estaduais com raízes açorianas, no sentido de encontrar soluções que minimizem o impacto da redução militar norte-americana na Base das Lajes.
O autarca da Praia da Vitória disse que esta informação lhe foi transmitida pelo próprio presidente do Governo, durante uma reunião que ocorreu na passada quinta-feira.
Roberto Monteiro considerou que Portugal deve gerir o processo de negociação «numa perspetiva de cooperação ativa», porque a redução do efetivo militar norte-americano está a decorrer como já havia sido planeada há alguns anos.
Paralelamente ao plano de desmobilização militar, o autarca defendeu que deve ser criado um plano de revitalização económica da Praia da Vitória, com a participação dos norte-americanos, do Governo Regional dos Açores, do município, das associações empresariais e do Governo da República, que «durante anos recebeu o grosso das contrapartidas» da utilização da Base das Lajes.
O presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória alertou para a possibilidade do PIB do concelho sofrer uma redução de 30%, «se nada for feito», considerando, por isso, importante que, em 2014, quando a redução do efetivo militar começar a ser implementada, «já estejam executados ou em marcha investimentos», no âmbito do plano de revitalização do município.
Roberto Monteiro salientou ainda que o impacto da redução do efetivo militar norte-americano é «muito superior» entre os trabalhadores que dependem indiretamente da Base das Lajes, do que entre aqueles que trabalham diretamente e cujos despedimentos foram anunciados.