
Alemanha
Direitos Reservados
As empresas da Alemanha antecipam 2012 com optimismo, ao contrário dos bancos daquele país, revelou um dos mais conhecidos institutos de sondagem alemães.
Corpo do artigo
A maioria dos sectores da economia alemã encara o ano de 2012 com optimismo e espera um ano pleno de sucesso com aumentos de produção e receitas mais elevadas do que em 2011, segundo uma sondagem do instituto de estudos económicos de Colónia publicada esta terça-feira.
Entre os ramos mais optimistas encontram-se a alta tecnologia, a construção de máquinas a a indústria aeronáutica e espacial, sectores que tencionam até aumentar os efectivos em 2012.
Mas há uma parte da economia que encara o próximo ano com crescente cepticismo, sobretudo o sector financeiro, atingido directamente pela crise da divida soberana na Zona Euro.
Actualmente os bancos preferem depositar o seu capital no Banco Central Europeu (BCE) a juros baixos e conceber créditos a juros mais elevados.
A desconfiança é grande no sector bancário, apesar de alguns analistas preverem um crescimento económico de 0,5 por cento em 2012, considerando injustificado o medo de uma recessão na Alemanha.