O financiamento dos bancos portugueses no BCE atingiu um máximo histórico em Maio. Empréstimos à banca nacional ultrapassam os 58 mil milhões de euros.
Corpo do artigo
Os bancos portugueses nunca pediram tanto dinheiro emprestado ao Banco Central Europeu como no mês passado, de acordo com os dados divulgados hoje, com o financiamento junto do BCE a atingir já os 58,7 mil milhões de euros.
De acordo com dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal, os bancos residentes em Portugal tinham no final de maio 58.704 milhões de euros em empréstimos do BCE, batendo um máximo histórico de há dois meses.
Em março, os bancos portugueses já tinham batido um novo máximo histórico e batido pela primeira vez os 50 mil milhões de euros, atingindo os 56 mil milhões de euros.
Este aumento deve-se em especial ao acesso dos bancos portugueses às operações de refinanciamento com prazo alargado, sendo que foi precisamente no mês de março que o BCE realizou um segundo leilão para fornecer empréstimos aos bancos europeus com uma maturidade a três anos, onde acabou por ceder 529,5 mil milhões de euros.
Ainda assim, o valor desceu em menos de mil milhões pera os 55.427 milhões de euros em abril, subindo agora para os 58.704 milhões de euros, mais 3,3 mil milhões de euros que no mês anterior.