Entidades internacionais querem impor novas medidas aos bancos intervencionados pelo Estado
A uma só voz, vários responsáveis da banca garantem que não há um problema de financiamento da economia, mas sim de risco de negócio. O responsável do Millenium BCP deixou o alerta de que as entidades internacionais querem impor novas medidas aos bancos intervencionados pelo Estado.
Corpo do artigo
O vice-presidente do Millenium BCP garante que o banco pode e quer apoiar a economia, mas é difícil.
Miguel Maya sublinha que as instituições bancárias que receberam ajuda do Estado estão a negociar com as entidades internacionais novas medidas para o sistema financeiro, que podem passar, à semelhança do que aconteceu noutros países, pela redução dos ativos dos bancos. Algo que, no seu entender, seria um desastre.
Nuno Fernandes Thomaz, administrador da Caixa Geral de Depósitos (CGD), defende que a concessão, ou não, de crédito às empresas depende do investimento apresentado e não da liquidez das instituições bancárias.
Estas declarações foram feitas no Fórum Empreendedorismo de Garantia Mútua, onde foi assinado um protocolo que prevê uma nova linha de financiamento de 203 milhões de euros para Pequenas e Médias Empresas (PME).