A ERSE propõe o pagamento de sete milhões de euros a todos os clientes da EDP Distribuição em tarifa bi e tri horária por erros nos contadores, tendo em conta «a dimensão da situação».
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Na conclusão da auditoria revelada hoje, o regulador do mercado energético propõe ao conselho tarifário que «se adote uma compensação a todos os consumidores com tarifa bi-horária e tri-horária, devendo esta ser paga pela EDP Distribuição de forma automática».
A proposta de compensação para o conjunto de cerca de 800 mil consumidores em tarifa bi-horária e tri-horária corresponde a um valor global de sete milhões de euros, que acresce ao montante de 4,1 milhões de euros já pagos pela empresa em agosto para compensar os cerca de 106 mil clientes afetados por erros nos contadores.
O pagamento deverá ser feito na primeira fatura a emitir após a proposta da ERSE ser aceite e publicada, podendo o valor variar entre os três e os 35 euros em função do escalão de potência contratada.
Reagindo a esta proposta, a EDP entende que não deve existir esta compensação adicional aos consumidores, até porque a empresa, por iniciativa própria, já pagou quase quatro milhões de euros em compensações.
António Martins da Costa, administrador da EDP Distribuição, explicou que a compensação teve em conta o «critério que está em vigor e, na dúvida, sempre em benefício do consumidor, portanto não nos parece que deva haver nenhuma outra compensação adicional para além daquela que já foi efetuada».