O Governo espanhol adjudicou os estudos de viabilidade e informativo da ligação ferroviária na Galiza, entre Vigo e a fronteira portuguesa, parte da linha de alta velocidade entre o Porto e Vigo e vai custar menos de um milhão de euros
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O executivo de Madrid confirma a adjudicação dos estudos de viabilidade e informativo da ligação ferroviária na Galiza até à fronteira portuguesa, ou seja, parte da linha de alta velocidade entre o Porto e Vigo.
Em comunicado adianta que em causa está "um contrato de serviços para realizar os estudos do troço do Eixo Atlântico 'O Porriño - Fronteira Portuguesa', na província de Pontevedra", na Galiza.
O objetivo do contrato é definir o traçado entre o troço que se está a analisar no estudo informativo da saída sul de Vigo, atualmente em redação, e a infraestrutura que as administrações portuguesas estão a definir a sul do rio Minho, de acordo com o comunicado do Ministério dos Transportes e Mobilidade Sustentável espanhol.
Concretiza ainda que vai ser realizado um estudo de viabilidade, "que incluirá uma análise preliminar de alternativas, um estudo de procura e uma análise custo-benefício desde a perspetiva socioeconómica, para apoiar a tomada de decisões" e ainda um estudo informativo, "incorporando a análise das diferentes alternativas de traçado com o nível de detalhe necessário para a sua submissão a consulta pública, avaliação de impacto ambiental e a sua aprovação".
O contrato com um valor de 835 mil euros, inclui a prestação de serviços de engenharia (consultoria e assistência) para a realização dos mencionados trâmites de consulta pública e audiência às administrações, análise de alegações e obtenção, no caso disso, da Declaração de Impacto Ambiental, até à aprovação definitiva do Estudo Informativo.
Para o executivo espanhol, este estudo representa um novo avanço na construção de uma conexão internacional estratégica para a Galiza, Espanha, Portugal e a Europa, ao dar continuidade ao Eixo Atlântico de alta velocidade entre a Corunha e Lisboa.
Com este avanço no projeto de alta velocidade, o governo de Pedro Sanchez, "reafirma o compromisso com a Galiza e, em particular, com Vigo, em cujo entorno se estão a analisar a melhoria tanto da sua conexão com a rede nacional de alta velocidade, como atuações técnicas sobre a infraestrutura na zona de Redondela".
O ministério liderado por Óscar Puente dá ainda conta que o início deste estudo informativo “é um novo passo para impulsionar as conexões ferroviárias entre Espanha e Portugal, de acordo com o compromisso endossado por ambos os países na XXXV Cimeira Luso-espanhola, celebrada em Faro no mês de outubro de 2024.
Do lado português, aguarda-se a submissão do estudo prévio para Avaliação de Impacto Ambiental, que a Infraestruturas de Portugal prevê fazer ainda este ano.
A primeira fase (Porto-Soure) da linha de alta velocidade em Portugal deverá estar pronta em 2030, estando previsto que a segunda fase (Soure-Carregado) se complete em 2032, com ligação a Lisboa assegurada via Linha do Norte.
Quanto à ligação do Porto a Vigo, na província espanhola da Galiza está prevista para 2032 e terá estações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Braga, Ponte de Lima e Valença, no distrito de Viana do Castelo.
No total, segundo o anterior governo, os custos do investimento no eixo Lisboa-Valença rondam os sete a oito mil milhões de euros.
