A reivindicação da Área Metropolitana de Lisboa vai ser contemplada na negociação do contrato de concessão da autoestrada, entre o Estado e a Brisa.
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O Estado e a Brisa vão discutir a criação de uma faixa para autocarros na A5, a autoestrada que liga Lisboa a Cascais. A ideia é criar uma via dedicada aos transportes públicos que funcione em determinados horários e sentidos.
O Jornal de Negócios conta que este será um dos temas da renegociação do contrato de concessão da autoestrada A5, depois de, esta segunda-feira, ter sido publicado em Diário da República o despacho que cria a comissão para a renegociação do contrato.
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Alguns dos temas que vão estar em cima da mesa, nas negociações, são as regras contratuais relativas a alargamentos e os investimentos alternativos de maior proximidade, com privilégio para a acessibilidade e coesão territorial, em detrimento de meros reforços de capacidade.
No despacho publicado, é referida ainda a devolução de comparticipações do Estado por troços não realizados na rede de autoestradas e a avaliação das condições para a revisão de portagens para carros ligeiros, com vista à adaptação do atual regime às evoluções técnicas e regulamentares do mercado automóvel.
Desde julho de 2017 que o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas tem o relatório do grupo de trabalho para reavaliar as classes 1 e 2 das portagens. As construtoras automóveis consideram que o atual regime de portagens está desatualizado e defendem, segundo o Dinheiro Vivo, que o modelo de pagamento de portagens deve ser definido de acordo com o peso do carro - e não pelo critério da altura do veículo, aplicado atualmente.