Estado português demora mais do dobro da média europeia a pagar a fornecedores
O Estado português demora mais do dobro do tempo a pagar as contas a fornecedores do que acontece na média da União Europeia. A conclusão surge num relatório hoje publicado sobre competitividade da industria.
Portugal até é dos países europeus onde demora menos tempo abrir uma empresa: apenas 5 dias. O ambiente para ter um negócio é considerado "amigável".
O problema, depois, está no crédito que é cada vez mais escasso e no Estado demora, em média, 139 dias a pagar as contas.
Os atrasos chegam aos 79 dias, quando na média europeia se ficam pelos 28.
O relatório diz que Portugal está a fazer reformas importantes, mas continua a ter um setor industrial com várias falhas, que coloca o país no meio do "ranking" europeu.
A Comissão diz mesmo que é «particularmente preocupante» que algumas medidas de estimulo à competitividade tenham estagnado ou piorado em Portugal, mas também em Espanha, Grécia e Itália.
A dimensão da indústria portuguesa até é semelhante da média europeia, apesar de ficar ligeiramente abaixo, mas está demasiado dependente de setores com mão de obra pouco especializada.
Pelo contrário, Portugal é o país que menos exporta produtos de alta tecnologia.