
Mercados
dr
O Tesouro português volta ao mercado, esta quarta-feira, para colocar entre 750 e 1250 milhões de euros em dois leilões de dívida pública de curto prazo.
Corpo do artigo
A operação com maturidade a três meses tem prazo de 18 de Novembro, enquanto a emissão com maturidade a seis meses termina a 17 de Fevereiro de 2012.
No total das duas emissões, o Estado pretende arrecadar entre 750 e 1250 milhões de euros.
A realização deste leilão já estava prevista no programa de financiamento do Estado para o terceiro trimestre, com os mesmos montantes.
Desde que Portugal pediu assistência financeira ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e à União Europeia, o Instituto de Gestão da Tesouraria e Crédito Público (IGCP) tem recorrido sobretudo a emissões de curto prazo.
Na emissão anterior, a 3 de Agosto, Portugal colocou 750 milhões de euros de Bilhetes de Tesouro com maturidade a três meses a uma taxa média de 4,967 por cento, mantendo-se abaixo dos 5 por cento e ligeiramente abaixo da taxa da última emissão comparável que foi de 4,982 por cento, a em 21 de Julho.
Na terça-feira, a Grécia emitiu 1,3 mil milhões de euros em obrigações a 13 meses a uma taxa média de 4,50 por cento, ligeiramente abaixo dos 4,58 por cento pagos a 19 de Julho.