
Deutsche Bank
Ralph Orlowski/Reuters
Segundo a agência France Presse, que cita fontes envolvidas na investigação, em causa estão milhares de milhões de dólares em transações que o grupo alemão fez na Federação Russa.
As autoridades norte-americanas estão a investigar o grupo alemão Deutsche Bank sobre uma alegada lavagem de dinheiro na Federação Russa.
A investigação está centrada em transações no montante de milhares de milhões de dólares, feitas pelo Deutsche Bank na Federação Russa, que os reguladores financeiros do Estado de Nova Iorque suspeitam terem sido uma forma ilegal de tirar dinheiro do país, escreve a Agência France Press com base em testemunhos de fontes ligadas ao processo.
As mesmas fontes adiantam que a investigação começou no início do verão e que há suspeitas de vários clientes russos terem tentado, sem sucesso, subornar um empregado do Deutsche Bank em Moscovo para que escondesse a origem do dinheiro.
Os investigadores nova-iorquinos suspeitam que compras de títulos feitas em Moscovo, através do Deutsche Bank, foram compensadas em paralelo por outras operações via Deutsche Bank em Londres.
As investigações procuram centram-se em saber se estas operações, designadas 'negociações espelho', permitiram a estes clientes movimentar grandes somas de dinheiro para fora da Federação Russa, escondendo a sua origem.