
Euro
Direitos Reservados
O euro perdeu, esta segunda-feira, terreno face ao dólar, o que revela que os investidores não estão dispostos a correr riscos, preferindo refugiar-se na segurança da moeda norte-americana.
Corpo do artigo
Pelas 18:02 de Lisboa, a moeda única valia 1,2929 dólares, abaixo dos 1,2959 dólares a que negociava na sexta-feira pela mesma hora, segundo os dados da agência de informação financeira Bloomberg.
Na primeira negociação de 2012, a moeda única continua a ser penalizada pela crise da dívida soberana na União Europeia, no dia em que o Banco Central Europeu (BCE) anunciou que comprou mais 462 milhões de euros em títulos de dívida soberana no mercado secundário na última semana do ano, elevando assim para 211,5 mil milhões de euros o total desta dívida no seu balanço.
De acordo com as informações publicadas esta segunda-feira pelo BCE na sua página na Internet, o valor comprado em títulos de dívida soberana no mercado secundário através do programa Securities Markets Programme (SMP) - desenhado para aliviar tensões nos mercados de dívida sobre os países periféricos e entretanto alargado a Espanha e Itália - aumentou assim no final do ano, após os 19 milhões de euros gastos nestas compras na semana que antecedeu o Natal.
O euro prosseguiu também a desvalorizar face à moeda nipónica para 99,47 ienes contra os 99,81 a que negociava na sessão anterior, recuando a valores de há dez anos, de acordo com a Bloomberg.
De acordo com a agência EFE, o volume de transacções foi hoje muito baixo uma vez que as praças estiveram encerradas, nomeadamente na Ásia, Inglaterra e EUA.