O presidente do Eurogrupo convidou Espanha, Itália, Finlândia e Malta a «tomarem medidas de consolidação apropriadas no âmbito do seu processo orçamental ou em paralelo».
Corpo do artigo
O Eurogrupo aconselhou Espanha, Itália, Finlândia e Malta a mexerem nas suas propostas de Orçamento para 2014 por estarem em risco de falharam o Pacto de Estabilidade.
O presidente do Eurogrupo convidou estes países a «tomarem medidas de consolidação apropriadas no âmbito do seu processo orçamental ou em paralelo».
Jeroen Dijsselbloem adiantou ainda que «no caso de Espanha, fomos informados que estão já a ser preparadas medidas de baseadas no plano de reforma do Estado incluindo a segunda parte da reforma laboral».
Para além de cortes nas despesas do Estado, Itália está a levar um plano de privatizações para além de medidas fiscais, ao passo que Malta informou que tomou medidas, enquanto que a Finlândia prometeu apresentar, em breve, um plano de reformas.
No que toca aos 13 países analisados, o Eurogrupo defendeu medidas de combate ao desemprego, que «continua alto em alguns países, inaceitavelmente alto».
«Todavia, reformas importantes estão em curso para melhorar o funcionamento do nosso mercado de trabalho, mas há sempre um intervalo de tempo entre o reforço da economia e o crescimento do emprego», concluiu Dijsselbloem.