Da reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro, esta segunda-feira em Bruxelas, saiu um pedido dirigido às autoridades gregas. O Eurogrupo pede aos dois partidos do futuro governo de unidade nacional que assinem um documento a comprometerem-se com os programas de ajustamento.
Corpo do artigo
Para o presidente do Eurogrupo, Jean Claude Juncker, o que está a ser pedido à Grécia é algo que já há muito tempo devia ter tido resposta das autoridades de Atenas.
«Estamos a pedir unidade nacional, como fizemos em Portugal e na Irlanda. Portugal e Irlanda quando entraram no programa reforçaram a unidade nacional», afirmou.
Num tom irónico, Junker diz-se satisfeito por finalmente ter alcançado a desejada unidade política. «Estou muito feliz que depois de meses de explicação (...) a classe política na Grécia fez agora a decisão de trabalhar em conjunto. Isso deveria ter sido feito há meses», frisou.
Os ministros das finanças da Zona Euro exigem às autoridades gregas um documento assinado pelos dois partidos do futuro governo de unidade nacional em que se comprometam com os programas de ajustamento.
«Vocês têm de saber que é terrivelmente difícil explicar aos alemães, aos holandeses, aos belgas, aos austríacos, aos cidadão do Luxemburgo que temos de mostrar solidariedade.
Na Irlanda e em Portugal apoiaram o programa de ajustamento e foi terrivelmente difícil ter esses programas acordados», explicou.