Os ministros das finanças da Zona Euro aprovaram hoje o desembolso de uma nova tranche de oito mil milhões de euros da ajuda financeira à Grécia.
Corpo do artigo
«Concordámos em apoiar o desembolso da próxima tranche da assistência financeira à Grécia no contexto do atual programa de ajustamento económico», nota o comunicado do Eurogrupo.
A decisão foi anunciada esta tarde, com um apelo às autoridades gregas para que façam «progressos adicionais através da implementação de reformas e do programa de privatizações».
Os 17 do Eurogrupo lembram ainda que os «desafios económicos continuam amplos» e sublinham a conclusão do relatório elaborado pelos inspectores da troika.
É que durante o período entre as duas últimas revisões, «a situação macro-económica deteriorou-se».
No entanto, os 17 saúdam «os substanciais esforços de consolidação fiscal» alcançados pelo governo grego e, em particular «as medidas aprovadas, ontem, pelo parlamento.
Referem-se ao pacote de austeridade que inclui cortes salariais, e a demissão técnica de 30 mil funcionários públicos.
No contexto do programa de ajustamento económico em curso, os ministros concordaram em aprovar o desembolso da próxima tranche de assistência financeira, para Atenas.
Além do desembolso, de oito mil milhões de euros, os ministros compromete-se a concluir o segundo programa de ajustamento económico para a Grécia, com uma «combinação apropriada» de financiamento público e envolvimento do sector privado.