Vítor Gaspar vai apresentar aos parceiros europeus as novas medidas de ajustamento negociadas com a troika, no âmbito da quinta revisão ao memorando de entendimento.
Corpo do artigo
Os ministros das Finanças da zona euro iniciaram esta tarde, no Luxemburgo, uma reunião na qual vão decidir o desembolso da próxima tranche da ajuda a Portugal, assim como a extensão, por um ano, do prazo para correção do défice.
Portugal deverá receber «luz verde» para receber a próxima tranche do empréstimo que, de acordo com o programa de assistência, será de 4.300 milhões de euros (de um total de 78 mil milhões).
A decisão formal do Eurogrupo surge na sequência da quinta revisão do programa de assistência a Portugal, que ficou marcada pela polémica em torno das mudanças à Taxa Social Única (TSU) propostas pelo Governo, que foram substituídas por um aumento da carga fiscal.
«Um enorme aumento de impostos», admitiu Vítor Gaspar durante o anúncio das novas medidas, que foi duramente criticado por diversos setores da sociedade portuguesa e mereceu o desacordo da oposição.
No entanto, agrada aos Ministros da Economia e Finanças da zona euro e Gaspar vai conseguir o desembolso de 4,3 mil milhões de euros da sexta parcela de financiamento externo.