O cabeça de lista da CDU ao Parlamento Europeu defende que hoje, mais do que nunca, se prova que a permanência no Euro é incompatível com o desenvolvimento do país.
Corpo do artigo
O cabeça de lista da Coligação Democrática Unitária (CDU) ao Parlamento Europeu, João Ferreira, defendeu que Portugal deve, «desde já», começar a preparar-se para um eventual abandono da moeda única.
«O futuro do país é inviável dentro do euro. Não devíamos ter entrado, mas também sabemos que a saída, hoje, não nos leva ao ponto de partida e muito menos ao ponto em que estaríamos se não tivéssemos entrado. Daí a importância da adoção de medidas que preparem o país, desde já, face a qualquer reconfiguração da zona euro», afirmou, na cerimónia de lançamento da candidatura, em Lisboa.
O atual eurodeputado referiu que a «preparação deve ser feita não apenas em face de possíveis desenvolvimentos na crise da União Europeia, mas também em nome de uma saída de Portugal do euro por decisão e interesse próprios».
«Tínhamos e tivemos razão! Mais do que nunca, a força da verdade confronta as mentiras dos que, ontem como hoje, querem atrelar Portugal à dependência e subordinação», disse, criticando a postura «subserviente» de PSD, PS e CDS-PP.
João Ferreira, 35 anos, atual vereador da Câmara de Lisboa é, para já, o único nome conhecido da lista da CDU às Europeias.
A CDU, que congrega PCP, "Os Verdes" (PEV) e Intervenção Democrática (ID), elegeu Ilda Figueiredo, entretanto substituída por Inês Zuber, e João Ferreira em 2009, com uma votação de 10,6%, pouco abaixo do BE (10,7%), sendo a quarta força política portuguesa mais presente em Bruxelas.
As eleições europeias realizam-se a 25 de maio.