O The Wall Street Journal cita um relatório de uma associação de instituições financeiras que classifica como problemático o regresso de Portugal aos mercados em 2013.
Corpo do artigo
Economistas, investidores e políticos portugueses e estrangeiros temem que Portugal possa vir a ser obrigado a pedir uma segunda ajuda externa, noticia o The Wall Street Journal.
O artigo escrito pela correspondente deste jornal norte-americano em Lisboa cita um relatório do Instituto Internacional de Finanças, uma associação de instituições financeiras, que classifica como problemático o regresso de Portugal aos mercados em 2013.
Com as taxas de juro sobre as obrigações do Tesouro português acima dos 12 por cento apesar das recentes descidas, este relatório diz que parece improvável o regresso ao mercado mesmo que as metas orçamentais sejam cumpridas.
O The Wall Street Journal recorda que Portugal tem de conseguir acesso total aos mercados em 2013 para arrecadar nove mil milhões de euros em dívida com maturidade em Setembro do próximo ano.
Este jornal lembrou ainda que o FMI pode pedir a Portugal que apresente programas de financiamento ainda em 2012, antes de uma nova ajuda, como aconteceu no caso da Grécia.