Apesar de ainda existirem mais pessimistas que optimistas quanto à situação económica pessoal e do país em relação aos próximos 12 meses, o Barómetro atingiu o seu melhor valor desde Setembro.
Corpo do artigo
A expectativa dos portugueses em relação à economia subiu seis pontos em relação a Abril para os 29 pontos, atingindo assim o melhor valor desde Setembro, indica o Barómetro.
Segundo este estudo feito pela Marktest para a TSF e o Económico, mais de metade dos inquiridos considera que a sua situação económica pessoal estará pior nos próximos 12 meses, ao passo que 11 por cento acreditam numa melhoria.
O pessimismo a este respeito varia entre os 49 por cento do Interior Norte e Litoral Norte e os 56 por cento do Litoral Centro, ao passo que quase 25 por cento da classe média-baixa acredita numa melhoria da sua situação económica pessoal.
Quanto à estimativa da situação económica do país dentro de um ano, este estudo mostra que 54 por cento vê o futuro com inquietação contra 63 por cento há um mês.
Os votantes do PS são menos pessimistas do que os do PSD, com 38 por cento dos socialistas a adivinharem um futuro difícil e 49 por cento dos sociais-democratas a terem a mesma opinião.
Por outro lado, 22,5 por cento dos votantes do PSD estão optimistas, enquanto que quase 29 por cento dos apoiantes do PS vêem um futuro mais risonho.