As vendas para o exterior aumentaram 3,2 por cento entre Julho e Setembro. Mas os dados do Instituto Nacional de Estatística mostram também uma desacelaração em Setembro, na comparação com os três meses anteriores.
Corpo do artigo
Setembro foi um dos piores para as exportações portuguesas este ano, com um crescimento de 1,9 por cento. Em causa estão as vendas para fora da União Europeia, que recuaram 13,1 por cento. Trata-se da maior queda em 2015, até agora.
Nas vendas para os países da Europa, o INE assinala um crescimento, à custa dos automóveis de passageiros e da exportação de peças para veículos.
Já as importações, caíram 1 por cento, em consequência do comércio para países terceiros, que recuou quase 4 por cento. Nas compras para os países europeus, o INE regista uma estagnação.
No total do terceiro trimestre de 2015, o Instituto Nacional de Estatística nota que as exportações cresceram 3,2 por cento e as importações caíram 0,3, isto na comparação com o mesmo período do ano passado.
Os valores acumulados até Setembro, nos primeiros nove meses deste ano, regista-se um aumento das vendas para o exterior na ordem dos 4,9 por cento e também uma subida das importações de 2,8 por cento.