O défice da balança comercial teve um desempenho mais positivo no terceiro trimestre, em 721,2 milhões de euros, face ao período homólogo de 2010, devido a um crescimento de 13,1 por cento na exportação de bens, indicou o INE.
Corpo do artigo
Nos dados hoje divulgados relativos ao Comércio Internacional, o Instituto Nacional de Estatística (INE) dá conta de um aumento da saída de bens que gerou 10.438,1 milhões de euros no terceiro trimestre, mais 1.210 milhões de euros que entre Julho e Setembro de 2010.
Esta subida mais que compensou o aumento que também aconteceu na importação de bens, 3,6 por cento (ou 488,9 milhões de euros), e que apesar de no total continuar a ter maior peso sobre a balança comercial de bens - atingindo um total de 14.194,6 milhões de euros no terceiro trimestre - não impediu uma melhoria no saldo.
Ainda assim, o contributo das exportações e importações de bens para a balança comercial neste trimestre continua a ser negativo, já que regista um défice de 3.756,4 milhões de euros. No terceiro trimestre de 2010, o défice da balança comercial de bens atingia os 4.477,6 milhões de euros.
Em termos homólogos, foi o comércio com os restantes países que fazem parte da União Europeia que maior contributo deu para esta melhoria, com um aumento de 762,3 milhões de euros nos bens exportados de Portugal para estes mercados, conseguindo mesmo reduzir as importações destes países num valor total de 196,2 milhões de euros.
Em sentido inverso esteve o comércio com países fora da União Europeia. Portugal conseguiu exportar mais 447,7 milhões de euros (um aumento de 18,6 por cento), mas importou mais 685 milhões de euros em bens (um aumento de 19,6 por cento).